Blog

4 Tendências de Marketing Contábil em 2022

Reunimos as principais estratégias de Marketing Contábil para 2022 em um só post, contando com o apoio dos líderes da Moonflag trazendo experiencias práticas preparamos esse material incrível para você iniciar o ano sabendo o que pode esperar de 2022 em Marketing e Vendas!

Mais um ano se inicia, e o mercado de contabilidade assim como tantos outros está fervoroso, afinal é o ano do 5G, o ano dos vídeos curtos (?), o ano da sofisticação de estratégia, Marketing para Contabilidade já não é um assunto novo, mesmo assim, são poucos os escritórios de contabilidade que conseguiram emplacar bons resultados utilizando essa estratégia, e em 2022 o que você pode fazer para se diferenciar dos seus concorrentes? Vamos falar sobre isso agora, o time da Moonflag reuniu as 5 Principais estratégias para você aplicar em sua empresa de contabilidade em 2022!

1 – Foco na conversãoAqui na Moonflag, falamos com contadores de todo o Brasil e de fora do país também, e a dor é unanime entre todos, conversão, resultado, isso é, tudo aquilo que antes foi valorizado pelo empresário contábil como: ter um site contábil no ar e postar atualizações e notícias em suas redes, apesar de nunca ter sido suficiente para trazer retornos eficazes, esse tipo de prática era muito valorizado pelo empresário contábil de maneira geral.

Contudo, ano após ano vendo seu dinheiro sendo investido em estratégias sem perspectiva de retorno o fez questionar se esse é o caminho, então uma tendencia dentro do mercado contábil em 2022 é o foco na conversão, foco em estratégias que sejam capazes de trazer perspectiva de retorno, não quer dizer que será fácil, mas que a busca por resultados hoje se faz necessária para o empresário contábil em geral.

2 – Criação de conteúdo – Pois é, entra ano e sai ano e ela está aqui, de fato, criar conteúdo já é uma coisa dita desde 2014 aproximadamente, e muita gente está cansada de ouvir esse tópico, mas a bem da verdade é que quem consegue se posicionar como criador de conteúdo sempre está na crista da onda.

Sim, criar conteúdo no primeiro momento pode parecer uma tarefa difícil, mas a médio longo prazo isso se torna muito rentável, afinal vamos falar aqui abaixo, o tráfego pago se tornará cada vez mais competitivo, então não se esqueça em 2022 criação de conteúdo é um item importante na sua estratégia de Marketing.

Não é importante apenas pensar em conteúdo, mas sim em autoralidade de conteúdo – Dentro do mercado de contabilidade vimos ao longo de muitos anos os conteúdos replicados como uma constante para quem trabalha Marketing Digital para Contabilidade, na verdade essa estratégia pode em algum momento ser interessante para efeitos de manter um determinado site atualizado, mas ela em nada contribui com o resultado final do cliente em leads e vendas.

Não confunda quantidade com qualidade, muitos empresários contábeis acham que postar muitos conteúdos sem originalidade é melhor que postar conteúdos em menor escala com originalidade, e em casos assim é comum vemos esse tipo de resultado:

Exemplo 1 – Estratégia de cliente Moonflag com 1 ano de trabalho orgânico – trabalhando conteúdos originais como fazemos em todos os nossos projetos
Exemplo 2 – Estratégia de 1 ano analisando um prospect que trabalha com conteúdo replicado.

Importante, a relação de resultados envolvendo tráfego orgânico pode variar muito, porém é improvável que alguém que trabalhe conteúdos replicados consiga atingir o resultado do exemplo 1 deste blog.

3 – Sofisticação de estratégia – A baixa concorrência dentro do mercado de contabilidade sempre favoreceu os players no mercado digital, mas agora a realidade é outra, são muitos anunciantes dentro do setor contábil que estão no Marketing Digital o que fez com que as estratégias passassem necessariamente a se sofisticar.

Nesse momento, injeção de tráfego, conversões, análise de métricas e principalmente a integração de Marketing e Vendas é extremamente importante para que o resultado venha, o lead que chegar até seu escritório terá feito contato com pelo menos duas ou três outras empresas, então o que acontece após a conversão será extremamente importante para o resultado final.

Você pode ainda ver o vídeo completo do mesmo tema deste artigo em nosso canal no YouTube, 4 tendências de marketing contábil em 2022:

4 – Integração de Marketing e Vendas – O Marketing Digital é um dos meios, a venda é ponta final, não adianta acertar na estratégia digital e não estar preparado quando a oportunidade de venda vier, em 2022 a concorrência será maior que 2021, em 2023 a concorrência será maior que em 2022, posso lhe assegurar que isso deve aumentar a cada ano, afinal, o mercado cresce, ele é cíclico, ele traz novidades e ele favorece aqueles que estão mais preparados.

Vendas é a chave para resolver sua equação, em 99% dos casos, quando algum empresário contábil busca a Moonflag na verdade ele não quer marketing, ele quer venda, ele acha que ele quer o lead, mas quando o lead chega em muitos casos percebe que não está preparado para absorver, então vê que o universo é muito maior que rodar uma campanha e coletar contatos, ele percebe a importância de ter uma área comercial integrada ao seu marketing e também a outros meios de captação que seu escritório possa ter. E claro, que em 2022 com o mercado cada vez mais sofisticado o escritório que tem a veia de vendas tende a sair na frente!

No canal da Moonflag temos um vídeo especial com Gilberto Cunha falando sobre criação de área comercial, podemos te ajudar a implantar esse departamento dentro do seu escritório:

Essa foi a contribuição da Moonflag com o seu planejamento estratégico de Marketing Contábil 2022, considere os itens da lista acima e você tem grandes chances de ter sucesso, lembrando sempre que marketing digital não é o meio mais fácil de conseguir retorno, ele é o meio mais escalável, conte conosco para arrebentar em 2022!

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique atualizado sobre todas as notícias do mundo contábil