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O que é Marketing Contábil e como pode ajudar o seu escritório?
O marketing contábil é um conjunto de ações de comunicação focadas nesse segmento com o objetivo de alcançar o público-alvo e assim aumentar o seu faturamento e ganhar reconhecimento de marca.
Isso porque a captação e conversão dos leads acontece de maneira mais eficiente e rendendo mais frutos para o empreendimento.
Para que essa ferramenta seja realmente eficaz, é fundamental que esteja sob os cuidados de uma empresa de marketing digital, de preferência com especialização na área contábil.
Fique conosco e veja como seu escritório pode implementar o marketing contábil para melhor o desempenho e sucesso de seus negócios!
Quais as vantagens do marketing contábil para sua empresa?
Uma das grandes vantagens do marketing contábil é a possibilidade de aumentar seu faturamento.
Por meio de estratégias específicas, ele permite que sua contabilidade conquiste maior visibilidade no mercado em que atua, demonstrando toda sua autoridade, pela qualidade dos serviços prestados.
De tal forma que, essa ferramenta, além de conseguir mostrar para os clientes que sua empresa consegue atender suas necessidades, aumenta a credibilidade de seu escritório.
As principais vantagens que o marketing contábil pode proporcionar à sua empresa são:
- Tornar a sua marca mais conhecida para o grande público;
- Conquistar uma imagem positiva no segmento em que atua;
- Conseguir maior destaque que sua concorrência;
- Maior prospecção de clientes;
- Construir um relacionamento saudável com os clientes.
Ainda quando pensamos em Marketing Contábil, é muito comum a dúvida: pode onde começar minha estratégia?
A resposta pode variar de caso para caso, a depender do tipo de serviço oferecido, do perfil de cliente desejado e etc.
Contudo, não há como fugir das grandes empresas de comunicação e internet, seu planejamento de Marketing Contábil deve centralizar suas estratégias em uma das gigantes da internet:
- Google ADS ou Estratégia orgânica através de SEO
- Meta Business (Instagram e/ou Facebook)
- TikTok
A questão aqui é pode onde começar, ou melhor, por qual das plataformas e estratégias devemos iniciar?
Para ajudar nessa decisão vamos falar um pouco mais sobre cada uma das Big Techs e quais suas principais características.
Google (SEO)
Vamos entender como funciona o SEO do Google e como você pode utilizá-lo na sua estratégia:
Primeiro vamos entender o que é e para que serve: o SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Motores de Busca, é a definição de um conjunto de técnicas para otimizar um site e melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa do Google e de outros mecanismos de busca. Trata-se de ajustar vários elementos do site, como conteúdo (blogs), palavras-chave e estrutura, para torná-lo mais atraente e relevante para o leitor.
Isso quer dizer em outras palavras que você pode receber visitar no seu site, de forma “gratuita” apenas gerando conteúdo de valor e otimizado com técnicas de SEO.
Contudo, é importante ter ciência, conteúdo bom, é conteúdo de qualidade!
Google (ADS)
Para falar de Google ADS é importante ter em mente que estamos tratando do sistema de leilão que o Google oferece para usuários que querem anunciar palavras chaves específicas.
Funciona da seguinte forma:
Uma plataforma de anúncios online que permite que empresas exibam publicidades pagas nos resultados de pesquisa do Google, em sites parceiros e em outros locais da rede de anúncios do Google tem alcance. Funciona como um modelo de pagamento por clique (PPC), o que é diferente do META ADS onde você paga para aparecer (alcance) aqui você paga por clique (usuário interessado), o que significa que os anunciantes pagam apenas quando os usuários clicam em seus anúncios.
Se você quiser se aventurar na construção de campanhas no Google ADS vamos deixar um vídeo SUPER completo aqui que te ensinará passo a passo de como analisar o retorno de suas campanhas de Marketing Contábil no Google ADS:
Meta Business (Instagram) Com foco em conteúdo orgânico
Aqui jogo é MUITO diferente, vamos entender como funciona uma estratégia de conteúdo para empresas contábeis no Instagram.
A primeira etapa para criar uma estratégia de conteúdo eficaz no Instagram é entender seu público-alvo e suas necessidades (já falamos muito sobre isso no nosso blog). Identificar os interesses, preocupações e desafios do seu público em relação à gestão do negócio é fundamental antes mesmo de postar qualquer conteúdo na rede. À partir dessa compreensão, é recomendável se planeje construindo um calendário editorial responsável por guiar a relação de publicações futura, ter planejamento para conseguir sucesso nas redes sociais é indispensável!
Meta Business (Instagram) Com foco em mídia paga
Você já entendeu que em qualquer estratégia que a sua empresa for trabalhar, a primeira etapa está em ter clareza sobre o público alvo ou personas que serão trabalhadas, partindo desse principio, utilizar o Meta ADS através do Instagram e seus anúncios pode ser uma grande virada de chave na sua empresa contábil, afirmamos isso com base nos mais de 240 escritórios de contabilidades que atendemos e que usam Meta ADS em suas estratégias de Marketing Contábil, é uma ferramenta com alta capacidade de geração de leads, é importante seguir alguns passos básicos dentro dessa ferramenta:
- Estabeleça objetivos claros, como aumento do reconhecimento da marca ou geração de leads, e defina o público-alvo com base em dados demográficos e comportamentais para uma segmentação precisa.
- Selecione o formato de anúncio mais adequado para atingir seus objetivos, escolhendo entre anúncios no feed, Stories patrocinadas ou Reels, para uma entrega eficaz da mensagem.
- Crie conteúdo envolvente e persuasivo, utilize gráficos informativos, depoimentos de clientes ou curiosidades, direcionando para uma ação específica, como agendar uma reunião ou consultoria gratuita com seu time.
Aqui neste vídeo da Moonflag você pode aprender com detalhes exatamente o Instagram funciona para empresas contábeis:
Implementando o marketing contábil em seu escritório
Para que o sucesso esperado com o marketing contábil seja de fato alcançado, é essencial seguir alguns passos, confira:
Definir orçamentos e metas
Nada de utilizar para o marketing apenas aquele recurso excedente de outras áreas da empresa, sendo um erro muito comum dos empreendedores que pensam que já é o suficiente esse investimento em publicidade.
O ideal é que seja feito um orçamento para que seja possível chegar a um valor que pode ser reservado para essa finalidade mensalmente.
Para chegar a esse valor, é preciso responder algumas perguntas básicas sobre o que esperar dessa técnica, tais como:
- Qual a quantidade de clientes que pretende conquistar e em que prazo?
- Quantas pessoas precisa atingir para que essa conversão aconteça?
- Quais ações serão realizadas? Criação de site? Impressão de folhetos? Posts patrocinados?
Seguindo esses passos fica mais fácil chegar a um montante que poderá ser direcionado ao marketing.
Contrate um especialista
A estrutura da sua empresa é o que vai definir se será necessário apenas um especialista, ou toda uma equipe para cuidar do seu marketing contábil.
Porém, de maneira alguma, delegar essa atribuição para um funcionário de sua empresa que já possui suas funções bem definidas.
Além de não possuir conhecimento necessário em marketing, ficará sobrecarregado, deixando de desempenhar bem o seu trabalho, comprometendo o nome da empresa.
Conheça seu público alvo
O primeiro passo para definir o seu público alvo é definir se pretende atingir um público mais amplo, ou se o objetivo é conquistar um nicho específico.
Dessa forma, poderá realizar pesquisas de mercado para conseguir priorizar as necessidades dos seus consumidores e ainda criar um maior vínculo com ele.
Você sabe quais são as tendências do marketing contábil em 2024?
Para você ficar por dentro do que é aguardado em marketing contábil para 2023 e prosperar a sua contabilidade, preparamos um vídeo especial com as principais estratégias. Assista!
Conclusão
Definitivamente, a adoção do marketing contábil como estratégia para o sucesso da sua empresa é a melhor decisão para alcançar o destaque em um mercado tão competitivo.
Desse modo, não apenas será possível definir a identidade do seu escritório de contabilidade, como também escolher os canais em que pretende se comunicar com seu público.
Como dito anteriormente, a escolha de uma empresa qualificada para desenvolver o marketing contábil é extremamente importante para que as metas sejam alcançadas.
Por isso, a Moonflag é a agência que faltava para colocar em prática as principais técnicas de marketing contábil para alavancar o sucesso do seu empreendimento.