Muito se especula nos escritórios de contabilidade sobre marketing de conteúdo, porém, diante de tantas opiniões divergentes.
Fica a dúvida do que se trata exatamente essa técnica e como ela pode melhorar o desempenho dos negócios contábeis.
Por meio de uma série de estratégias, que envolvem práticas e métodos, não apenas o marketing digital como muitos pensam.
O marketing de conteúdo tem como principal objetivo divulgar o seu escritório de contabilidade, bem como melhorar as vendas dos produtos e serviços oferecidos.
Confira!
Qual a importância do marketing de conteúdo para sua empresa de contabilidade
Antes de falarmos sobre a importância que o marketing conteúdo tem para o sucesso da sua empresa de contabilidade.
É preciso destacar que os resultados dessa técnica não serão percebidos da noite para o dia, visto que é necessária uma constância nas ações desenvolvidas.
Além de análises para que o profissional responsável possa definir quais as estratégias mais adequadas para a sua empresa.
Lembrando ainda, que é preciso ficar atento ao Código de Ética do Contador, que restringe algumas ações publicitárias, como aquelas que de alguma maneira possam ferir a imagem de profissionais da mesma área.
Feitas essas ressalvas, não há como negar que o marketing de conteúdo contribui de maneira surpreendente para o sucesso do seu escritório de contabilidade com os seguintes benefícios:
- Possibilita maior reconhecimento da sua empresa no mercado;
- Construção de uma boa imagem;
- Destacar-se da concorrência;
- Melhor prospecção de clientes;
- Estreitar o relacionamento com o público.
Com tantas vantagens assim, você não vai deixar seu escritório de contabilidade sem uma boa equipe que desenvolva o marketing de conteúdo para alavancar o sucesso do seu negócio, não é mesmo?
Antes de fazer a escolha dos canais de comunicação que serão utilizados para a divulgação da sua marca e dos seus serviços contábeis, é fundamental:
- Traçar os objetivos que pretende alcançar com o marketing de conteúdo;
- Criar uma persona, ou seja, o tipo de público que melhor se encaixa com o seu negócio e os serviços que oferece;
- Fazer um planejamento de conteúdo, para isso, é essencial escolher o caminho que pretende seguir: ter sua própria equipe na empresa, terceirizar o serviço, ou ainda unir as duas alternativas.
Principais canais de comunicação utilizados pelo marketing de conteúdo
1 Blog
Certamente, o blog é a primeira opção escolhida para o marketing de conteúdo não só para a contabilidade, como para qualquer segmento de mercado, pois, agrega muitas vantagens:
- Atrai maior número de visitantes;
- Gera leads ( que são conquistados a partir do envio de e-mails);
- Boa parte dos conteúdos que serão publicados nas redes sociais, podem ser veiculados nesta plataforma;
- Impulsiona as estratégias de SEO.
2 Redes Sociais
Devido a quantidade de usuários nas principais redes sociais do momento, como Facebook, Instagram e Twitter, essa plataforma não pode ser deixada de lado pelo marketing de conteúdo.
Mas, é importante salientar que sua empresa só terá o sucesso esperado nas redes sociais, se as estratégias forem desenvolvidas de acordo com o perfil de cada uma delas.
3 E-mail Marketing
Se forem utilizadas ferramentas de automação de marketing adequadas, é possível manter um diálogo de forma mais individualizada com seus leads, aumentando significativamente as possibilidades de conversão.
4 SEO
A principal finalidade do SEO é otimizar os motores de busca, de tal forma que uma empresa seja mais facilmente encontrada nos mecanismos de buscas como o Google.
Portanto, quanto maior a dedicação em implementar as técnicas de SEO no marketing de conteúdo do seu escritório contábil, maior será o tráfego orgânico em sua página.
Ou seja, as visitas ao seu site serão decorrentes principalmente das páginas de busca e não de anúncios pagos.
Conclusão
Embora o assunto marketing de conteúdo seja muito amplo e exige um maior empenho para conhecer tudo que ele pode oferecer aos seus negócios.
Você pôde concluir ao chegar até aqui, o quanto sua empresa de contabilidade pode se consolidar no mercado em que atua por meio das ações desenvolvidas por essa ferramenta.
Como também, a importância de contar com uma equipe especializada em marketing de conteúdo contábil, para que os resultados sejam ainda mais efetivos.

Mateus Santos
CEO da Agência Moonflag, publicitário, certificado pelo Google, com mais de 9 anos de experiência no mercado contábil, sendo 4 anos ajudando contabilidades a venderem pela internet.