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Churn pode definir o sucesso da sua contabilidade
Sem dúvidas, o principal benefício que o churn proporciona é a possibilidade de entender os motivos pelos quais os clientes abandonaram o produto ou serviço de uma empresa.
Desse modo, o gestor consegue adotar estratégias mais efetivas para reverter tais problemas.
Portanto, se você pretende melhorar o desempenho da sua empresa e conquistar maior destaque no mercado em que atua, precisa reduzir esse índice.
Confira!
O que é e qual a importância do churn para o seu negócio?
Tendo em vista que, o churn é um tipo de métrica que demonstra a quantidade de pessoas que desistem de pagar, por um produto ou serviço, que determinada empresa oferece, é extremamente importante avaliá-lo sempre, uma vez que o profissional consegue identificar se as suas estratégias de fidelização estão ou não sendo eficientes.
Nesse sentido, realizar o cálculo de sua taxa de cancelamento vai permitir a tomada de decisões mais assertivas, que começa pela redução da evasão de seus clientes.
Diferentes setores do mercado podem se beneficiar dessa métrica, como:
- Empresas que trabalham com assinaturas;
- Escolas;
- Escritórios de contabilidade;
- Clínicas;
- Empresas de marketing digital.
Como calcular o churn e qual seu valor ideal?
A princípio, deve ser definida a periodicidade que o cálculo do churn deve ser feita, que pode ser mensal, semestral ou anual.
Portanto, se todo mês, 1 a cada 20 clientes da sua empresa cancelar seu produto ou serviço, isso quer dizer que 5% é o valor dessa métrica.
A porcentagem de contas canceladas, quando comparada ao número de clientes ativos, pode ser definida conforme a seguinte fórmula:
Churn = total de clientes cancelados/número total de clientes ativos no último mês.
E assim, multiplicando por 100 para encontrar o valor em porcentagem.
Considerando que, um valor pode ser alto para uma empresa, enquanto para outra o mesmo número é irrelevante.
Podemos dizer que, não há uma taxa ideal de churn, porém, é possível entender se a taxa de cancelamento está dentro do esperado pela empresa ou não.
Quais motivos levam os clientes ao cancelamento?
De fato, cada empresa apresenta características distintas, mas no que diz respeito ao churn, os motivos que levam os clientes ao cancelamento são os mesmos, tais como:
- Dificuldade de arcar com o pagamento da mensalidade de um produto ou serviço, devido à falta do fluxo de caixa;
- A empresa não atendeu às expectativas do consumidor;
- Crise financeira do mercado;
- O cliente não enxerga valor no produto ou serviço;
- O cliente foi à falência, entre outros.
Dicas para diminuir o churn do seu negócio
- Criar uma melhor primeira impressão;
- Alinhar as expectativas do cliente ao que a empresa de fato oferece;
- Proporcionar a melhor experiência ao consumidor;
- Ficar atento ao que o seu público tem a dizer.
Conclusão
Embora o nome pareça estranho, o conceito de churn é fácil de ser entendido, no entanto, nem sempre é colocado em prática.
Certamente você entendeu o quanto avaliar essa métrica é importante para o sucesso do seu negócio.
Mas se ainda tem dificuldade em realizar esse cálculo, não deixe de procurar um profissional de marketing contábil que possa lhe prestar a assessoria adequada.
Nós aqui da Moonflag podemos te ajudar nisso! Entre em contato conosco.