Blog

Vantagens e desvantagens de ter um sócio na sua empresa contábil

Você sabe como escolher o sócio ideal e por que isso é tão importante? Provavelmente muitos nunca pensaram nisso, mas se sua ideia é fazer o escritório crescer, pode ter certeza que é fundamental contar com uma pessoa de confiança que irá dedicar tempo e esforço para ajudar a atingir esse objetivo. É aí que entra o sócio.

Vamos te dar 3 dicas para escolher seu sócio! 

1 – Opte por alguém que te complemente

Você precisa encontrar um sócio que possua habilidades diferentes das suas, assim um complementa o outro.

2 – Seja cuidadoso ao fazer a escolha

Tenha muita atenção ao decidir quem será o seu sócio, ele até pode ser um amigo próximo, mas você precisa ter a certeza de que tem o conhecimento necessário para complementar as suas habilidades. Se não tiver, procure por outra pessoa.

3 – Faça um bom acordo de sócios para ambas as partes

O Acordo de sócios tem fundamento legal e poderá dispor sobre compra e venda de ações (ou quotas), direito de preferência, exercício do direito de voto ou poder de controle. Esses temas não limitam a abrangência do contrato entre os sócios, que pode incluir quais matérias eles entenderem serem relevantes. A partir da assinatura cria-se um compromisso que tem força de lei entre os sócios e irá contribuir com o cumprimento de regras e condições dentro da sociedade de forma muito transparente.

Mas realmente vale a pena ter sócios na sua empresa contábil?

Foi realizado um estudo pelo Roberto Dias Duarte, e foi apontado que 32,9% das empresas contábeis no Brasil possuem apenas 1 pessoa a frente do negócio, ou seja, mais de 1/3 são compostos apenas pelos seus fundadores. O que chama ainda mais atenção nesse estudo, é que os maiores escritórios possuem pelo menos 2 sócios. Nossa conclusão é que, escritórios que possuem pelo menos 2 sócios, aumentam suas chances de crescimento sem limitação.

Claro que toda regra tem sua exceção, mas considerando que o mercado contábil além de ser muito competitivo, exige muito conhecimento técnico, a possibilidade de possuir sócios é algo para se pensar bem.

E vocês, o que pensam a respeito?

Acompanhe o blog da Moonflag e mantenha-se atualizado sobre as novidades do Mundo Contábil. 

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique atualizado sobre todas as notícias do mundo contábil