Início » 3 Dicas de como precificar corretamente seus serviços contábeis
3 Dicas de como precificar corretamente seus serviços contábeis
Um dos pontos de grande importância para o planejamento estratégico de uma empresa de contabilidade é precificar corretamente seus serviços contábeis.
Para isso, é importante considerar uma série de outros fatores, tais como: valor/hora do funcionário, os custos do escritório, a margem de lucro esperada, entre outros.
De posse dessas informações, é possível planejar o futuro da empresa, levando em conta a participação de cada cliente.
Bem como a proposta de valor dos serviços apresentados pelo escritório e o perfil do mercado em que está inserido.
Quer saber as melhores dicas para precificar corretamente seus serviços contábeis? Então, continue conosco a leitura deste post!
1 Avaliar o custo total do escritório de contabilidade
Antes de precificar corretamente seus serviços contábeis é preciso avaliar seus custos, tanto os diretos, quanto indiretos, entendendo suas particularidades:
- Custos diretos: são gastos diretamente relacionados à prestação do serviço. Eles podem incluir os salários dos funcionários, os custos de softwares que variam por número de clientes, etc.
- Custos indiretos: são aqueles custos que não são facilmente atribuíveis aos serviços, mas mesmo assim são essenciais para que a empresa possa desempenhar sua atividade, como por exemplo a eletricidade gasta na área produtiva, o aluguel do escritório, os tributos pagos, etc.
Tendo mapeados esses valores, tem-se uma ideia clara de qual o gasto mensal de seu escritório, e podemos partir para o próximo passo.
2 Analisar o tempo investido no atendimento de cada cliente
Para precificar corretamente seus serviços contábeis é preciso ter em mente que cada cliente possui necessidades diferentes, portanto os serviços prestados também devem ser.
Assim sendo, em alguns casos a equipe deverá investir maior tempo e atenção, porém, em outros, é finalizada de forma mais rápida já que podem ter o auxílio de recursos tecnológicos.
Logo, quanto maior o tempo gasto com um cliente e a complexidade do trabalho realizado, maior deverá ser o valor praticado.
Afinal, é dessa maneira que sua empresa será capaz de fazer o pagamento de seus colaboradores em dia, assim como garantir que os valores do fundo de garantia, férias e outras questões legais serão feitos corretamente.
Para melhor controlar o tempo das operações, o mercado oferece ferramentas de monitoramento de cada atividade realizado.
3 Determinar a margem de lucro esperada
Certamente, o primeiro passo a ser considerado para precificar corretamente seus serviços contábeis, é ter em mente o valor da margem de lucro esperada pela empresa.
A porcentagem normalmente estabelecida pelas empresas, fica em torno de 15% sobre o valor de capital próprio, anualmente.
Conclusão
Um erro muito comum às empresas, principalmente as de pequeno porte, é não dar a devida importância na tarefa de precificar corretamente seus serviços contábeis.
Consequentemente, a probabilidade da sua empresa apresentar um mau desempenho da sua saúde financeira, será muito maior.
Portanto, analise essas dicas e coloque-as hoje mesmo em prática para precificar corretamente seus serviços contábeis.
Dessa forma, sua empresa terá melhores condições de desenvolvimento e expansão, que é o desejo de todo empreendedor, não é mesmo?