Qual a relação entre o marketing e vendas?

Qual a relação entre o marketing e vendas?

Embora pareçam ser setores distintos, marketing e vendas precisam caminhar lado a lado para atrair líderes qualificados e efetuar vendas. 

Além disso, é importante que a sua marca esteja presente no mesmo espaço em que o público-alvo está, para que assim consiga chamar atenção dele de forma positiva. 

É necessário construir uma marca sólida, ganhar autoridade e se tornar referência para que ela se destaque diante da concorrência. 

 Leia o nosso artigo com bastante atenção para aprender mais sobre esse assunto.

Por que marketing e vendas devem trabalhar juntos?

Para saber essa resposta é importante entender a função de cada um dos setores. 

O marketing trabalha para a atração de clientes, enquanto o setor de vendas tem como função negociar e efetivar a venda de um produto ou serviço. 

Embora as ações sejam diferentes,  elas se completam e são fundamentais para o sucesso do seu negócio. Dificilmente as pessoas vão comprar de uma marca desconhecida ou adquirir um produto ou serviço que ainda não lhe foi apresentado. 

Por outro lado, nenhuma empresa subsiste por muito tempo apenas divulgando seus produtos, é preciso que o setor de vendas faça a abordagem correta  para que o lead tome uma decisão favorável. 

O que faz o marketing de vendas?

O setor de marketing de vendas é responsável por analisar o comportamento do potencial cliente em relação à sua marca. 

Além de avaliar perfis, gostos, preferências e hábitos de consumo e usar essas informações para criar campanhas de divulgação mais atrativas e personalizadas. 

Por meio de uma gestão eficaz desse setor é possível elaborar ações de comunicação mais contundentes e eficazes. 

Quais são as principais técnicas de vendas?

Algumas técnicas tornam a efetivação de vendas algo muito mais simples e fácil de ser realizado. Veja abaixo algumas delas:

1. Prospecção

A prospecção é a primeira  e mais importante técnica de vendas, pois é por meio dela que a empresa consegue captar novos clientes e assim aumentar o seu faturamento. 

2.  Focar no benefício que o seu produto trará o cliente

Para conseguir fechar vendas é importante mostrar o cliente como ele será beneficiado ao adquirir seu produto ou serviço  

Esqueça o foco do produto e mostre quais são as vantagens da efetivação da compra. Pense em quais dores esse produto toca e com quais gatilhos mentais do cliente ele conversa. 

Faça sua proposta focado em mostrar como o produto vai atender as necessidades do cliente e garantir a sua satisfação.

3. Entenda as objeções do cliente e ofereça Soluções

É comum que alguns clientes  mostrem objeção na hora da compra. 

No entanto,  o gestor de vendas precisa identificar qual é e mostrar uma solução imediata para que não haja resistência  na efetivação da compra. 

4. Negociação

Essa é a técnica para efetivar a venda, portanto é hora de negociar de forma que ambas as partes saiam ganhando. 

Ou seja,  o cliente vai adquirir o produto ou serviço para atender a sua necessidade e a empresa obtém a lucratividade por meio da efetivação da venda. 

Conclusão

Entender a relação entre o setor de marketing e vendas é fundamental para a gestão efetiva do seu negócio. 

Os dois setores precisam  trabalhar alinhados com os objetivos da empresa para que todas as campanhas de comunicação se tornem ainda mais efetivas. 

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