Blog

O que é ROI e como é importante para minha contabilidade?

Dentre as inúmeras siglas que surgem quando o gestor começa a se dedicar a gestão empresarial, está o ROI

A expressão em inglês ” Return on Investment”, que significa “Retorno Sobre o Investimento”, é uma estratégia utilizada pelas empresas para identificar seus ganhos e perdas em relação ao seus investimentos. 

Por oferecer respostas precisas acerca do retorno dos investimentos realizados pelo seu escritório de contabilidade, o ROI pode ser considerado uma das mais importantes métricas de um empreendimento. 

Visto que, de posse das informações fornecidas por essa ferramenta, o gestor consegue ter um melhor entendimento sobre as ações de desenvolvimento  de seu negócio, ou seja, se estão sendo eficientes ou precisando de ajustes. 

Confira! 

Saiba na prática como realizar o cálculo do ROI 

Tendo em vista que se trata de uma correlação, a resposta do ROI sempre será positiva ou negativa, referente ao número de vezes que seu investimento deu retorno, ou a sua porcentagem. 

O cálculo dessa métrica é muito fácil, basta retirar do valor obtido o custo do investimento e em seguida, dividir o resultado pelo valor do investimento.  Sendo exemplificado pela seguinte fórmula: 

ROI = valor arrecadado – valor investido /investimento 

Para saber esse valor em porcentagem, você só precisa multiplicar esse resultado final por 100. 

Em outras palavras, uma empresa que tenha feito um investimento de R$1.000,00 em campanhas publicitárias com o objetivo de conquistar novos clientes. 

Após um certo período, viu seu faturamento atingir o valor de R$10.000,00 com novos negócios.  

De tal forma que: 

ROI = 10.000 – 1.000/1.000 

ROI = 9 

ROI (%) = 9 x 100 = 900% 

No exemplo acima, você pode perceber que o investimento em publicidade foi um sucesso, já que o seu retorno superou em 9x o valor do investimento inicial. 

Benefícios do ROI para o seu escritório de contabilidade 

Assim como todos os empreendimentos, seu escritório de contabilidade tem muito a ganhar com os resultados obtidos com o ROI. Veja! 

Colocar em prática um plano de ação 

Como o ROI presta um grande auxílio na identificação dos melhores investimentos, é um grande aliado para que o empresário consiga colocar um plano de ação em prática. 

Dessa forma, o gestor consegue não apenas implementar um plano, como também fazer um acompanhamento a fim de entender se tudo que foi planejado está sendo cumprido. 

Aumentar os lucros 

Como você pode vislumbrar no exemplo citado acima, quem tem um bom retorno financeiro com os investimentos realizados, consegue aumentar bastante os lucros do seu empreendimento. 

Nesse sentido, o ROI assegura maior assertividade na utilização dos recursos disponíveis, permitindo que sua empresa tenha mais lucros. 

Acompanhar o desempenho da empresa 

Como o cálculo do ROI permite que o empreendedor saiba qual o retorno que seu negócio oferece, fica mais fácil acompanhar o seu crescimento. 

Portanto, se uma empresa apresenta baixo valores em momentos não específicos, como o de sua abertura, ou de expansão, como a criação de uma nova unidade, é sinal que algumas mudanças precisam ser feitas. 

Entretanto, quem faz a averiguação regular do seu ROI, tem uma melhor visão ao longo do tempo de como sua empresa está evoluindo. 

Conclusão 

Embora muitas empresas tenham dificuldade em calcular o ROI, essa tarefa é tirada de letra por um escritório de contabilidade competente. Seja para beneficio próprio, ou para prestação de serviços a terceiros. 

Então, se você ainda tem dificuldade de calcular o ROI da sua empresa, o melhor a se  fazer é contratar um contador de confiança. 

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique atualizado sobre todas as notícias do mundo contábil