Blog

O que é marketing de conteúdo? E como desenvolver uma estratégia para o seu escritório de contabilidade

Muito se especula nos escritórios de contabilidade sobre marketing de conteúdo, porém, diante de tantas opiniões divergentes.

Fica a dúvida do que se trata exatamente essa técnica e como ela pode melhorar o desempenho dos negócios contábeis.

Por meio de uma série de estratégias, que envolvem práticas e métodos, não apenas o marketing digital como muitos pensam.

O marketing de conteúdo tem como principal objetivo divulgar o seu escritório de contabilidade, bem como melhorar  as vendas dos produtos e serviços oferecidos.

Confira!

Qual a importância do marketing de conteúdo para sua empresa de contabilidade

Antes de falarmos sobre a importância que o marketing conteúdo tem para o sucesso da sua empresa de contabilidade.

É preciso destacar que os resultados dessa técnica não serão percebidos da noite para o dia, visto que é necessária uma constância nas ações desenvolvidas.

Além de análises para que o profissional responsável possa definir quais as estratégias mais adequadas para a sua empresa.

Lembrando ainda, que é preciso ficar atento ao Código de Ética do Contador, que restringe algumas ações publicitárias, como aquelas que de alguma maneira possam ferir a imagem de profissionais da mesma área.

Feitas essas ressalvas, não há como negar que o marketing de conteúdo contribui de maneira surpreendente para o sucesso do seu escritório de contabilidade com os seguintes benefícios:

  • Possibilita maior reconhecimento da sua empresa no mercado;
  • Construção de uma boa imagem;
  • Destacar-se da concorrência;
  • Melhor prospecção de clientes;
  • Estreitar o relacionamento com o público.

Com tantas vantagens assim, você não vai deixar seu escritório de contabilidade sem uma boa equipe que desenvolva o marketing de conteúdo para alavancar o sucesso do seu negócio, não é mesmo?

Antes de fazer a escolha dos canais de comunicação que serão utilizados para a divulgação da sua marca e dos seus serviços contábeis, é fundamental:

  • Traçar os objetivos que pretende alcançar com o marketing de conteúdo;
  • Criar uma persona, ou seja, o tipo de público que melhor se encaixa com o seu negócio e os serviços que oferece;
  • Fazer um planejamento de conteúdo, para isso, é essencial escolher o caminho que pretende seguir: ter sua própria equipe na empresa, terceirizar o serviço, ou ainda unir as duas alternativas.

Principais canais de comunicação utilizados pelo marketing de conteúdo

1 Blog

Certamente, o blog é a primeira opção escolhida para o marketing de conteúdo não só para a contabilidade, como para qualquer segmento de mercado, pois, agrega muitas vantagens:

  • Atrai maior número de visitantes;
  • Gera leads ( que são conquistados a partir do envio de e-mails);
  • Boa parte dos conteúdos que serão publicados nas redes sociais, podem ser veiculados nesta plataforma;
  • Impulsiona as estratégias de SEO.

2 Redes Sociais

Devido a quantidade de usuários nas principais redes sociais do momento, como Facebook, Instagram e Twitter, essa plataforma não pode ser deixada de lado pelo marketing de conteúdo.

Mas, é importante salientar que sua empresa só terá o sucesso esperado nas redes sociais, se as estratégias forem desenvolvidas de acordo com o perfil de cada uma delas.

3 E-mail Marketing

Se forem utilizadas ferramentas de automação de marketing adequadas, é possível manter um diálogo de forma mais individualizada com seus leads, aumentando significativamente as possibilidades de conversão.

4 SEO

A principal finalidade do SEO é otimizar os motores de busca, de tal forma que uma empresa seja mais facilmente encontrada nos mecanismos de buscas como o Google.

Portanto, quanto maior a dedicação em implementar as técnicas de SEO no marketing de conteúdo do seu escritório contábil, maior será o tráfego orgânico em sua página.

Ou seja, as visitas ao seu site serão decorrentes principalmente das páginas de busca e não de anúncios pagos.

Conclusão

Embora o assunto marketing de conteúdo seja muito amplo e exige um maior empenho para conhecer tudo que ele pode oferecer aos seus negócios.

Você pôde concluir ao chegar até aqui, o quanto sua empresa de contabilidade pode se consolidar no mercado em que atua por meio das ações desenvolvidas por essa ferramenta.

Como também, a importância de contar com uma equipe especializada em marketing de conteúdo contábil, para que os resultados sejam ainda mais efetivos.

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique atualizado sobre todas as notícias do mundo contábil