Início » O que é essencial para uma estratégia de marketing contábil?
O que é essencial para uma estratégia de marketing contábil?
Embora seja uma ferramenta indispensável para os mais diversos setores, incluindo o de contabilidade, muitos contadores ainda não entenderam a importância do marketing contábil.
Com base nisso, elaboramos este artigo a fim de mostrar os benefícios agregados a esta estratégia, bem como os elementos fundamentais para colocá-la em prática.
Confira!
Qual a importância do marketing contábil para a sua empresa?
Ao realizar o marketing contábil, sua empresa assegura a otimização dos processos, uma vez que:
- Apresenta a forma em que o marketing vai atuar;
- Em quais mídias serão canais de captação de leads;
- Quais recursos utiliza;
- Promove a mensuração dos resultados;
- Permite ao gestor uma visão ampla acerca de suas estratégias para captação de clientes.
Dessa forma, o contador tem a sua disposição um documento com ações bem estruturadas, que aponta, do início ao fim, quais práticas foram desenvolvidas.
Vale destacar ainda que o objetivo deste documento não oferece a mesma resposta para todos os escritórios, mas geralmente o plano de marketing contábil serve para:
- Proporcionar a fidelização dos clientes atuais, além de atrair e recuperar os antigos;
- Elevar as vendas, assim como o faturamento e lucratividade do escritório;
- Aumentar a consciência e autoridade da marca junto ao mercado;
- Divulgar seus produtos e serviços, sejam eles novos ou não.
Dito isto, está na hora de você saber quais são os elementos indispensáveis para o marketing contábil. Continue conosco nessa leitura!
1 Definição das metas
Primeiramente, é necessário estabelecer quais as metas serão inseridas no plano de marketing contábil.
Em outras palavras, antes de almejar que o número de clientes do seu escritório aumente, você precisa definir o quanto está disposto a aumentar a demanda de serviços.
Desse modo, fica mais fácil identificar possíveis problemas que estejam prejudicando o desenvolvimento do seu negócio, mas também comprovar o sucesso de suas ações.
2 Conte com a ajuda de um especialista
Um grande erro cometido pelos contadores é delegar as atividades de marketing contábil a um funcionário que já possui outras atribuições no escritório.
Além de não possuir conhecimento técnico, este profissional pode ficar sobrecarregado com suas demandas diárias, não entregando a qualidade necessária em nenhuma das suas funções.
Para evitar a insatisfação, tanto do colaborador, quanto da empresa, o recomendável é contratar os serviços de uma equipe especializada em marketing contábil.
3 Marque presença nas mídias sociais
Dificilmente você vai encontrar uma pessoa que não esteja em pelo menos uma rede social, que pode ser Facebook, Instagram ou LinkedIn, por exemplo.
Por esse motivo, a presença nas mídias sociais é considerado um dos elementos fundamentais para o marketing contábil.
No entanto, não pense que apenas criar uma página em uma destas plataformas é o suficiente. É preciso despertar o interesse do público por meio de conteúdos relevantes.
Conclusão
Cada estratégia do marketing contábil é útil e esse universo é muito amplo, visto que existem inúmeras ferramentas que podem ser adotadas para atender as necessidades e características de cada escritório.
Assim sendo, para que as medidas adotadas ofereçam bons resultados para sua empresa, é essencial que sejam bem fundamentadas.
Por isso a importância de contar com o suporte de uma empresa especialista em estratégia de marketing contábil com boa experiência de mercado.
E nisso, a Moonflag pode te ajudar. Entre em contato conosco!