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O que é brand marketing e por que ter um?
Brand marketing: Do que se trata?
Brand marketing é o termo usado para se referir à construção e fortalecimento de uma marca através de sua identidade. Portanto, embora o termo em inglês pareça remeter a algo complexo ou inacessível, trata-se do conjunto de decisões tomadas para que a marca de uma empresa alcance um status de consolidação no mercado que a torne única e a melhor no que se propõe a fazer.
O brand marketing desempenha um papel muito abrangente e relevante na solidificação de ideias, o que pode envolver uma série de ações e utilização de múltiplos recursos, para que uma identidade exclusiva e consistente surja e cresça no imaginário do público e clientela.
O blog da MoonFlag separou alguns dos principais pontos para a construção da identidade de empresas a partir do brand marketing. Acompanhe!
Formas de implementação
Como brand marketing envolve todos os recursos empenhados para que se construa e solidifique a identidade de uma empresa, há certas ações de padronização importantes a serem seguidas. A MoonFlag separou algumas dessas estratégias para que você possa entender como funciona a construção de brand marketing:
- Defina um padrão de cores e fontes: Você consegue imaginar as cores relacionadas a grandes empresas de alimentos da mesma maneira que é capaz de dizer o nome de diversas companhias se alguém te pedir para classificá-las pela paleta que a elas foi atribuída. As cores são muito importantes para que um padrão seja definido nas relações da marca com seus consumidores. Da mesma forma ocorre com as fontes de letras escolhidas, tanto para a comunicação da empresa quanto para as publicidades em geral.
- Tenha um logotipo: Outra característica de design importante e que faz parte da proposta de brand marketing é a escolha de um logotipo. Sabe aquela marca de calçados famosa? Com certeza quando você pensa em seus produtos, também consegue imaginar com muita facilidade o logotipo que os acompanha.
- Escolha de tom e voz da empresa: A forma como os textos de uma empresa são escritos dirão muito sobre a personalidade da marca. Para cada identidade, há uma proposta de brand marketing atrelada ao copy e outros conteúdos e que deve ser adequada à mensagem que se deseja transmitir e principalmente engajada na missão de transmitir uniformidade de ideias e comportamentos ao consumidor.
- Uso de slogans marcantes: O slogan escolhido para compor a identidade de uma marca deve possuir características que o tornem único e atraiam os olhares de possíveis consumidores para uma ideia irreverente, forte, marcante e exclusiva. Grandes empresas criam slogans que nem sempre remetem aos produtos, mas sim ao que se pode alcançar com eles.
Brand marketing serve para micro e pequenas empresas?
Com certeza. É errôneo imaginar que apenas as grandes empresas devem contar com a construção de brand marketing. Na realidade é essencial que a marca, embora pequena ou iniciante no mercado, se preocupe com a construção de uma identidade para que possa prosperar. Acesse o conteúdo do SEBRAE para saber mais.
É interessante para o meu negócio?
Para atingir objetivos importantes de crescimento e reconhecimento no mercado, é preciso estar atento a como sua empresa está sendo vista por consumidores e concorrentes. Criar uma imagem exclusiva para seu estabelecimento é essencial para que se separe a imagem da companhia da imagem do empresário, pois, embora muitos cometam o erro de imaginá-los como sinônimos, são entidades completamente diferentes.
Agora que você conhece os principais aspectos de brand marketing, que tal conhecer os processos de Construção de Marca da MoonFlag?