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Gestão de tráfego pago: entenda como funciona cada tráfego
A gestão de tráfego é o controle de todas as ações dentro de uma campanha composta por anúncios pagos nas diferentes mídias sociais. O gestor de tráfego é o responsável por elaborar o planejamento tendo como base os objetivos da marca e as especificações do público-alvo.
Sendo assim, é importante escolher as mídias de acordo com o resultado que você deseja alcançar, bem como o espaço onde seu público-alvo está. Optar pela estratégia de anúncios pagos é uma forma de potencializar os resultados, visto que o retorno é bem mais rápido do que o tráfego orgânico.
No entanto, é importante contratar um profissional que entenda do assunto para que você obtenha retorno sobre o valor investido. Prossiga com a leitura para saber mais!
Gestão de tráfego pago: entenda como trabalhar em diferentes mídias sociais
Antes de entender como funciona a gestão de tráfego pago é preciso saber alguns critérios que devem ser seguidos para a criação de uma campanha de sucesso. Primeiramente, é preciso definir quais os objetivos você pretende alcançar ao investir nessa estratégia de comunicação.
O principal deles é a obtenção de novos LEDS, ou seja, potenciais clientes que poderão efetuar compras dos meus produtos ou serviços, aumentando assim a lucratividade do seu negócio. As principais formas de investir no tráfego pago é por meio dos mecanismos de busca, sendo o Google o principal deles.
Além disso, há também as mídias sociais bastante acessadas como Facebook e Instagram, iremos mostrar a seguir como fazer a gestão de tráfego pago nessas diferentes plataformas.
Para criar uma campanha com anúncios pagos para aparecer no Google, você precisa criar uma conta no site e assim obter um email para fazer a gestão de tráfego pago. Em seguida você vai escolher o tipo de campanha, ou seja, onde os anúncios da sua marca vão aparecer.
O Google oferece a rede de pesquisa, de display, Gmail, Google Shopping, vídeos no Youtube e anúncios nos mais variados tipos de aplicativos. O próximo passo é fazer a segmentação da campanha, definir o orçamento e como será feita a cobrança por anúncio.
Ela pode ser feita por conversão ou CPA-Custo Por Aquisição, CPC-Custo Por Clique ou CPM-Custo Por Mil Impressões. Escolha as palavras-chaves correspondentes com o seu negócio e coloque sua campanha no ar.
A gestão de tráfego pago no instagram é mais simplificada, mas isso não quer dizer que você não precise definir seus objetivos de campanha e o orçamento disponível para investir no patrocínio de anúncios.
Abra o aplicativo e clique no painel profissional, lembrando que é importante ter um conta comercial. Em seguida escolha a ferramenta de anúncios, escolha a publicação que deseja turbinar e clique em avançar.
O próximo passo é definir o objetivo da campanha. No instagram você pode escolher se quer aumentar o número de visitantes e seguidores. Aumentar o número de acessos ao site do seu cliente, obter cadastros de potenciais clientes ou receber mensagens deles por meio do whatsapp.
Você pode definir o público-alvo ou deixar que o instagram defina por você de forma automática. Defina o orçamento, a duração da campanha e efetue o pagamento. Confira as informações e clique em turbinar o anúncio. Aguarde a liberação do Instagram.
Tanto o Facebook, quanto o Instagram são gerenciados pelo Meta, então você pode sincronizar sua conta comercial do Instagram com um perfil no Facebook. Comece definindo que tipo de anúncio você deseja patrocinar. Você pode escolher o formato em vídeo, carrossel, imagem, entre outros.
Em seguida liste seus objetivos ou metas de campanha, lembrando que eles devem estar alinhados às outras estratégias do seu negócio. Alinhe o orçamento disponível com o tempo de duração da sua campanha. O facebook trabalha com um sistema de leilões de anúncios.
Ou seja, sua publicidade vai veicular juntamente aos outros anúncios, por isso, se a sua campanha for bem estruturada há grandes chances dela sobressair em meio às demais. Seja objetivo e conciso em seu texto. Ele precisa ser objetivo e transmitir as informações mais importantes sem ultrapassar 3 linhas.
Escolha o público-alvo e envie seu anúncio para a avaliação. Assim que for aprovado, ele já começará a veicular.
Gestão de tráfego: Conclusão
Promover a gestão de tráfego pago é uma das formas de alcançar os objetivos de uma marca de maneira muito mais rápida e eficiente. Para assegurar que os resultados sejam alcançados é fundamental avaliar as métricas e o retorno sobre o valor investido.
Lembre-se de contratar profissionais especializados para te ajudar nesse processo.