Início » Como produzir um e-book para captação de leads?
Como produzir um e-book para captação de leads?

Sumário
ToggleE-book é um livro digital e extremamente acessível para ser usado de qualquer dispositivo, sua criação tem objetivo de facilitar a vida do usuário, e para captação de leads, aumentando suas vendas no digital.
É praticamente impossível imaginar na era digital um universo lento ou nada prático. O e-book veio como a salvação para pessoas com pressa em consumir conteúdos maiores.
Agora, com apenas um toque dos dedos clicando em download, é possível ter acesso a dicas de empreendedorismo, receitas entre outros diversos temas.
Para saber como produzir um e-book e alavancar suas vendas, continue lendo este artigo até o fim.
E-book: como funciona?
Basicamente, é um livro digital estruturado igual ao livro convencional que vemos nas prateleiras de uma biblioteca.
A diferença entre eles é que o e-book é voltado para quem usa celulares, pc ou notebook, pois o seu conteúdo é inteiramente digital.
Com apenas o toque dos dedos, o usuário consegue passar as páginas e ler tranquilamente, contudo, o arquivo utilizado no formato PDF também pode ser impresso.
Qual a importância de ter um e-book no seu negócio?
O principal motivo pelo qual um e-book é tão importante é justamente a empresa captar leads interessados em seus produtos.
Pense na seguinte situação: você está procurando um curso de marketing digital, mas não sabe bem por onde começar ou qual curso fazer.
Assim que digita no google “curso de marketing” aparece diversas opções.
Em uma dessas, tem uma empresa que disponibiliza no próprio site um conteúdo completo falando tudo sobre o marketing digital, ramos de atuação e possibilidade de ganhos.
Pronto: aí está a cereja do bolo! O site além de ajudar o usuário a tirar todas as suas dúvidas acerca do assunto, ainda usa como isca digital para captação do lead e ainda ativa o gatilho de reciprocidade no seu lead.
Outra questão pela qual as empresas optam por produzir e-book em seu site é justamente pelo baixo custo, já que o mesmo não é um material impresso.
Como produzir um e-book para captação de leads?
No marketing digital, leads são futuros clientes em potencial que podem se interessar pelo conteúdo de um site ou blog.
A produção de um livro digital para atrair clientes precisa seguir alguns pré-requisitos, veja abaixo:
- Entender a sua persona: é fundamental entender para quem você deseja escrever, ou seja, quem será o seu cliente final;
- Produzir o conteúdo: a parte principal e determinante do negócio, produzir um conteúdo rico de informações, contudo é necessário fazer uma pesquisa detalhada, sobretudo da palavra-chave que será usada em e-book.
A parte da formatação também é de extrema importância, já que o livro digital precisa ser acessível para qualquer dispositivo ou computador, portanto é necessário ter espaçamentos e principalmente parágrafos curtos.
- Inserir imagens e fazer uma diagramação atrativa para deixar o conteúdo fluido para uma boa leitura;
- Publicação: agora, é hora de disparar o seu conteúdo em redes sociais, lista e-mail ou blog do site. Compartilhe o e-book em lugares onde o seu cliente estará.
Utilizando e-book para captação de leads
Toda empresa que deseja divulgar o seu produto ou serviço, precisa disseminar toda e qualquer informação relevante para ajudar o usuário, mas principalmente para que o mesmo permaneça na sua página.
Se você deseja expandir o seu negócio, conheça a Moonflag agência de marketing voltada para empresas contábeis.