Blog

Como fazer seu escritório lucrar mais com Imposto de Renda?

A declaração do Imposto de Renda é um tipo de serviço que gera inúmeras dúvidas, não apenas para o escritório que está começando suas atividades na área contábil, como também para os que já estão há muito tempo no mercado.

Embora grande parte dos clientes de uma empresa de contabilidade pague um valor mensal pelos serviços definidos em contrato, este é um trabalho à parte e deve ser cobrado conforme sua complexidade.

Ou seja, o Imposto de Renda é um trabalho extraordinário que gera uma grande força tarefa de toda equipe, por isso, nada mais natural que o escritório cobre pelos serviços extras, que mudam completamente a rotina de seus colaboradores.

Com base nisso, listamos algumas importantes orientações para que aproveite bastante esse período e aumente sua lucratividade. Confira!

Imposto de Renda: Conheça as principais dificuldades dos seus clientes

Antes de procurar maneiras para solucionar os problemas de seus clientes, é preciso entender quais são suas principais dificuldades.

É muito comum que grande parte das pessoas não saibam o que declarar no Imposto de Renda, devido à complexidade do processo.

Por isso, o primeiro passo é ter acesso a todos os documentos, assim como as informações relevantes e  demais comprovantes necessários para a declaração.

Desse modo, todas as dúvidas do seu cliente poderão ser tiradas, além de facilitar seu trabalho como contador, o que permitirá a construção de um bom relacionamento entre as duas partes.

Ofereça um atendimento diferenciado

O grande problema durante o período da declaração do Imposto de Renda, é que devido a falta de organização dos clientes e a falta de cobrança do contador, esse trabalho acaba sendo feito em cima da hora, o que pode causar grandes transtornos.

O recomendável é que o escritório solicite com antecedência o documento dos seus clientes, para que assim possa iniciar todo o processo o quanto antes. 

Dessa forma, além de manter a organização do escritório, evitando a sobrecarga da equipe de trabalhos no prazo final da declaração, ainda demonstra o comprometimento do escritório com seus clientes.

Faça uso da tecnologia

Certamente, o escritório contábil que conta com o auxílio de um sistema de gestão, ou ERP, conseguirá tornar o processo de declaração do Imposto de Renda bem mais simples e menos burocrático.

Visto que, além de registrar todas as informações fiscais das empresas, proporciona maior integração da sua equipe de trabalho.

Invista em marketing digital

Já faz tempo que a maneira que o consumidor realiza suas compras mudou, já que na internet é possível encontrar uma vasta oferta de produtos e serviços que podem ser adquiridos, com um simples clique.

Para conseguir destaque nesse meio, é essencial investir em marketing digital, para que sejam utilizadas as melhores estratégias para atrair um público qualificado e transformar seus leads em vendas.

Essa ferramenta é fundamental para as empresas de contabilidade conseguirem chegar a um maior número de pessoas e oferecer seus serviços de forma mais clara e objetiva, dentre eles, o Imposto de Renda, que gera grande dificuldade em grande parcela da população.

Conclusão

Para que consiga aumentar os lucros do seu escritório contábil por meio das declarações do Imposto de Renda, uma boa alternativa é divulgar a realização dos serviços nas plataformas digitais.

Um bom exemplo disso, é colocar lembretes no status do WhatsApp acerca da aptidão e experiência do seu escritório na realização desse serviço.

Da mesma forma, pode ser usada essa mesma estratégia nos stories do Facebook e Instagram.

Para as empresas de grande porte, uma excelente opção é o Google Meu Negócio, que é o maior site de busca do mundo.

No entanto, para que sua empresa esteja bem ranqueada, é essencial que faça a escolha assertiva das palavras-chaves, assim como demais técnicas de SEO.

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique atualizado sobre todas as notícias do mundo contábil