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Brand Persona: O que é e como criar o seu.
Brand Persona: Um conceito
Na área de marketing, o termo Brand Persona já se tornou familiar há algumas décadas, tendo se expandido de maneira significativa nos últimos anos, principalmente em razão das conexões via web.
Brand Persona surge na área de marketing e branding e está atrelado à personificação fictícia da marca. Essa personificação ocorre, na maioria das vezes, através das campanhas publicitárias digitais e dos meios de comunicação online.
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Quando a assessoria de marketing da empresa decide inserir um projeto de Brand Persona no conceito da marca, detalhes importantes a respeito das características dessa personificação devem ser desenvolvidos para que a figura final cative e passe confiança aos clientes.
Ao se deparar com a construção de um Brand Persona, sem que perceba, o consumidor irá analisar questões como a confiabilidade das informações fornecidas através desse personagem. No entanto, esse não é o único ponto levado em consideração.
O cliente busca no Brand Persona a oportunidade de se reconhecer, como se ele fosse um espelho de suas necessidades e satisfações perante um produto ou serviço.
Se o personagem é dotado de características psicológicas materializadas sob a forma de construção gráfica, o cliente é capaz de se sentir acolhido nas dúvidas, representado nas necessidades e seguro na decisão de compra.
Isso ocorre pois o Brand Persona é projetado para que se pareça com a própria base de clientes, que deve se sentir confortável e representada pela imagem social criada pela empresa prestadora de serviços.
Adotar Brand Persona pode impulsionar meus negócios?
Pense nos grandes e-commerce, nas lojas de departamento, físicas e virtuais, nas redes de supermercados e nas distribuidoras de produtos e serviços.
No caso de pelo menos um desses setores, você deve ter conseguido se lembrar de um Brand Persona que atenda às características citadas aqui para descrever esse conceito.
Um Brand Persona consistente e bem construído pode se tornar o principal método de representação da marca nas redes sociais e sites da internet.
Portanto, sim, adotar a comunicação através de Brand Persona pode trazer muitos benefícios para seu negócio, principalmente em relação a como a empresa será vista por sua clientela, pois, embora a interação não seja mais pautada na figura do dono do negócio, ainda há um aspecto humanizador presente na figura do Brand Persona, o que deve ser explorado para aumentar o potencial do estabelecimento.
Lembrando que o uso de Personas não deve ser pensado como exclusivo para grandes empresas. Com uma equipe de marketing especializada, é possível projetar e concretizar o uso de uma figura que seja a cara da marca e que pode ser aproveitada para impulsionar seus negócios, tornando-o cada vez mais bem visto no mercado.
Como criar meu próprio Brand Persona
Para criar seu próprio Brand de pessoa, recomenda-se a contratação de um grupo especializado em marketing, pois os profissionais da área poderão discutir com forte embasamento teórico atrelado à prática, as melhores características da empresa e que podem ser incutidas no Brand em formato de valores a serem transmitidos.
Leve em consideração seus objetivos, como é feita a comunicação com o público consumidor e qual a imagem que se deseja passar.
Lembre-se que o Brand de pessoa deve ser consistente, criar uma relação de confiança entre cliente e marca e principalmente ser capaz de atender às necessidades do consumidor perante os possíveis desafios encontrados no processo de consumo de produtos e serviços da empresa. Para saber mais sobre esse assunto, acesse o artigo do SEBRAE.
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