Blog

7 Dicas de prospecção de clientes para o seu escritório de contabilidade

Como também, a necessidade  do contador assumir posturas ativas em relação ao seu público alvo e do serviço que oferece.

Sem dúvidas o segredo para conquistar clientes, é discernir quais as técnicas mais assertivas para a realidade do seu negócio.

Para isso, é necessário entender o momento pelo qual seu empreendimento está passando e qual é o seu público alvo.

Pensando nisso, listamos neste post algumas dicas importantes para a prospecção de clientes.

Como definir a necessidade da prospecção de clientes para a sua contabilidade?

Antes do processo de prospecção de clientes, é recomendável que o gestor faça uma reflexão: preciso de novos clientes para minha empresa?

Embora a maioria dos gestores responda que sim, faz-se necessária uma análise mais profunda, em que além da necessidade, compreenda se possui capacidade para isso.

O gestor deve definir se pretende manter o seu negócio do jeito que está, ou investir no seu crescimento.

Tendo em vista que a escolha de um caminho não exclui o outro, o empreendedor deve ter maturidade para identificar as melhores estratégias para conseguir mais clientes e assim expandir seu negócio.

1. Conheça o seu público para oferecer o que ele precisa

Um conceito fundamental no marketing e que deve ser considerado na prospecção de clientes é a definição da persona.

Desse modo, você é capaz de analisar o seu público alvo, concluindo assim qual o perfil ideal para focar nas ações mais assertivas.

A partir de então, pode se especializar na prestação de serviços para um nicho específico, como a gestão financeira para microempresas.

2. Definir seus diferenciais

Quando um gestor inicia suas atividades em um determinado segmento, deve ter em mente a concorrência com a qual irá se deparar.

Contudo, para que consiga destaque em um mercado cada vez mais competitivo, é essencial explorar o que o diferencia dos seus concorrentes, indicando ao cliente que o melhor caminho é procurar por você.

3 Investir em marketing digital

Por mais consolidado que seu escritório de contabilidade já esteja, se não investir no meio digital, terá grandes chances de perder esse espaço.

Logo, se deseja melhorar a sua prospecção de clientes, deve investir no marketing digital, seja por meio de um blog, site ou nas redes sociais.

Nesse sentido, a parceria com uma equipe qualificada será fundamental, já que são capazes de desenvolver as estratégias mais assertivas para o seu empreendimento.

4 Oferecer material rico

Decerto, o meio virtual é muito amplo e as empresas estão sempre procurando maneiras de atrair a atenção do público.

Um bom começo para isso é disponibilizar conteúdo útil e de qualidade para os usuários, quer seja por meio de guias ou e-books, por exemplo.

É bem provável que se o material apresentar um caráter pedagógico e seja gratuito, terá mais chances do público perceber o valor dele.

5 Incentivar a indicação de novos clientes

A prospecção de clientes pode ser facilitada se a sua empresa conta com clientes fiéis e que contribuam de alguma forma para o seu crescimento.

Em outras palavras, se o seu cliente se sente valorizado, provavelmente ele demonstrará toda sua satisfação e reconhecimento para as pessoas do seu círculo de convívio.

Por isso, se em troca da indicação de novos clientes, sua empresa bonificar seu cliente, com um brinde ou concessão de descontos, ele terá maior probabilidade em agir a seu favor.

6 Criar uma identidade visual nova

Engana-se quem pensa que a identidade visual de uma marca não interfere no seu posicionamento no mercado.

Afinal, essa estratégia é essencial, uma vez que pode fornecer ao público indícios dos seus diferenciais.

Para a mudança da identidade visual, é recomendável que sua essência seja preservada, mas algumas mudanças nas cores, por exemplo, já serão bem significativas.

7 Optar pela segmentação de mercado

Sem dúvidas, fazer a prospecção de clientes a um nicho específico, é mais fácil do que abranger em um grande público, já que sua qualificação fica dificultada.

Sendo assim, sua empresa de contabilidade pode voltar seus esforços para escritórios de advocacia ou clínicas odontológicas, por exemplo.

Conclusão

Como foi possível perceber ao longo do artigo, a prospecção de clientes é uma estratégia fundamental para o sucesso do seu escritório contábil.

Para que as técnicas mais adequadas sejam realizadas, é necessário contar com uma equipe de marketing digital especializada em contabilidade, que possui todo conhecimento para isso.

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique atualizado sobre todas as notícias do mundo contábil