Blog

6 Erros mais comuns cometidos por escritórios contábeis que impedem de conseguir novos clientes

Para que seu empreendimento possa ter destaque, é preciso evitar os erros mais comuns cometidos por escritórios contábeis.

Embora todas as atividades estejam passíveis a falhas, a contabilidade deve evitá-las ao máximo, já que podem causar grandes prejuízos aos seus clientes.

Em outras palavras, se a empresa de contabilidade é contratada para cuidar da saúde financeira de um negócio, espera-se que o profissional cometa o mínimo possível desses erros danosos.

Continue a leitura deste post e veja quais são os erros mais comuns cometidos por escritórios contábeis.

1 Confiar apenas na propaganda boca a boca

Provavelmente um dos erros mais comuns cometidos por escritórios contábeis, é confiar demais no potencial da propaganda boca a boca.

Para muitos dos profissionais desta área, o roteiro é o mesmo:

  • O primeiro passo é se formar;
  • Abrir o escritório de contabilidade;
  • Divulgar para familiares e amigos mais próximos;
  • Aguardar o primeiro cliente;
  • Confiar que o boca a boca vai funcionar, confiando em sua capacidade técnica.

Mesmo com toda qualificação, esse tipo de campanha não é o suficiente, para que o profissional possa ser visto por um público maior.

Por isso, a melhor alternativa é o marketing digital, que apresenta soluções muito mais assertivas para colocar a empresa de contabilidade em evidência nas plataformas online.

2 Não fazer uso da página de negócios do Facebook

Encarar o Facebook apenas como uma rede social, que você cria e utiliza apenas como um cartão de visitas é um dos  erros mais comuns cometidos por escritórios contábeis.

Esta plataforma é uma excelente instrumento para que uma empresa possa não apenas atrair curtidas para sua página, mas também para:

  • Impulsionar artigos e vídeos;
  • Interagir com seu público;
  • Oferecer propostas.

3 Deixar de oferecer propostas atrativas e focar na enumeração de serviços

Se o que a sua empresa pretende é atrair a atenção do cliente, fazer uma lista dos serviços que o escritório oferece e os honorários que são cobrados, não é a melhor saída.

Entretanto, se você personaliza a proposta, considerando as necessidades de cada prospect, as chances de sucesso serão muito maiores.

4 Não segmentar o seu serviço

De fato, obter lucro é um dos principais objetivos das empresas, mas isso acaba levando a erros mais comuns cometidos por escritórios contábeis.

Isso porque o mercado contábil é bastante complexo, possui regras bastante específicas para cada segmento do mercado.

Por isso, focar os serviços contábeis em uma área específica é uma escolha bastante inteligente, considerando:

  • Preferência pessoal;
  • Expertise em uma área específica;
  • Pesquisa de mercado.

5 Desconhecer as necessidades dos clientes

Mais do que se preocupar em captar clientes, uma boa empresa de contabilidade deve conhecer as necessidades dos seus prospects.

Um bom caminho para isso é uma boa conversa olho no olho, procurando entender o motivo pelo qual está procurando uma nova empresa de contabilidade.

De tal modo que você possa desenvolver uma proposta diferenciada que atenda as expectativas do potencial cliente.

6 Não dedicar-se a tarefas estratégicas

Por fim, um dos erros mais comuns cometidos por escritórios contábeis, e que mais dificulta o desenvolvimento da empresa é preocupar-se demais com micro tarefas.

Por exemplo, enquanto o dono da contabilidade perde o tempo enviando guias de impostos, que poderiam ser feitas por algum colaborador.

Deveria estar desenvolvendo estratégias para o crescimento da sua empresa.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os erros mais comuns cometidos por escritórios contábeis.

Com certeza, se tiver identificado tais falhas em sua empresa, vai buscar medidas para corrigi-las.

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique atualizado sobre todas as notícias do mundo contábil