Início » Você sabe como medir o nível de satisfação da sua empresa?
Você sabe como medir o nível de satisfação da sua empresa?

Sumário
ToggleAfinal, de nada adianta o investimento com estratégias de marketing se não houver a preocupação em conhecer a sua opinião, suas sugestões, sua satisfação e críticas. Isso porque, o marketing boca a boca ainda é uma das melhores maneiras de aumentar sua credibilidade, e o que é melhor, não gastar nada com essa divulgação.
Portanto, para que você saiba o que os consumidores pensam acerca do seu negócio, como também o que elas gostam ou que gostariam que melhorasse, é fundamental realizar uma pesquisa de satisfação.
Confira!
Nível de satisfação do cliente: que é e qual a importância dessa ferramenta para o seu negócio?
Você sabia que 92% dos consumidores de todo mundo, confiam plenamente na indicação de parente ou amigo antes de efetuar uma compra? É o que diz uma pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen.
Indispensável para qualquer tipo de negócio, a pesquisa de satisfação consiste em um instrumento utilizado de maneira proativa, a fim de apresentar à empresa o feedback de seus clientes.
Com isso, é possível melhorar o posicionamento do seu negócio de maneira mais técnica, de tal forma que os consumidores possam se identificar e serem mais fiéis à sua marca.
Ou seja, é uma via de mão dupla, que tanto os clientes quanto a empresa saem ganhando.
Embora seja uma ferramenta simples, a pesquisa do nível de satisfação da empresa permite que os esforços sejam direcionados para o melhor caminho, otimizando os resultados do seu negócio.
Para te ajudar nessa tarefa, listamos abaixo algumas das principais ferramentas utilizadas para avaliar a satisfação do consumidor, bem como o desempenho da sua empresa.
NPS – Net Promoter Score
Certamente, um dos métodos mais utilizados para medir o nível de satisfação da empresa é o NPS, por ser fácil de ser utilizado e apresentar informações confiáveis.
Grandes empresas como Amazon, Starbucks e Walmart, por exemplo, fazem uso dessa ferramenta para medir o quão leais os clientes são às suas marcas.
Basicamente são feitas duas perguntas que devem ser respondidas com a maior sinceridade pelos clientes, que são: quais suas chances de você indicar nosso serviço numa escala de 0 a 10 e o motivo para sua nota.
Com isso você consegue separar o que o método chama de promotores (notas 9 e 10), neutros (notas entre 7 e 8) e detratores (notas entre 0 a 6). E com isso definir qual a taxa de NPS.
Realizar questionários
Na elaboração do questionário o empreendedor tem maior liberdade para criar as perguntas, e ainda pode incluir questões relacionadas ao NPS. Mas para que os resultados sejam mais claros, é preciso que as perguntas sejam simples e objetivas, como questões de múltipla escolha.
Dessa forma, o consumidor não correrá o risco de se confundir e a empresa terá maior facilidade em realizar a mensuração dos resultados.
Avaliação online
Tendo em vista que o consumidor está cada vez mais conectado, utilizar as redes sociais para fazer a avaliação da sua empresa é uma excelente opção.Por meio da internet, esses clientes deixam claro não só a sua paixão por uma marca, como também a sua aversão.
Sendo assim, se você deseja fazer sua avaliação de forma online, deve ter um responsável para monitorar as suas redes, que seja capaz de avaliar:
- Os comentários nas redes sociais;
- As mensagens privadas;
- Queixas feitas e sites de reclamações.
Conclusão
Certamente você pôde perceber que a pesquisa do nível de satisfação da empresa é essencial para o sucesso do seu negócio. Visto que, essa ferramenta possibilita ao empreendedor saber quais ações estão sendo aprovadas pelo público, bem como as que devem ser repensadas para melhorar a credibilidade do seu negócio.
Com essas dicas da Moonflag, você consegue melhorar a empresa e atender melhor os seus clientes cada vez mais.