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Você sabe como fazer uma pesquisa no mercado contábil?

Entender o mercado e concorrências é fundamental para elaborar suas estratégias e tomada de decisões. Entenda a pesquisa no mercado contábil.
pesquisa de mercado contábil

Entender o segmento de atuação e o comportamento do consumidor é a chave para atingir resultados comerciais favoráveis, especialmente no mercado contábil. Este entendimento é desenvolvido através de pesquisas e análises com o objetivo de coletar informações que vão aumentar as chances de satisfazer o cliente e superar a concorrência. 

Essencial para o gestor ampliar sua visão e desenvolver estratégias de evolução constante do negócio, a pesquisa no mercado contábil irá nortear as decisões e deve ser realizada periodicamente porque o mundo está sempre em transformação. Para estar atualizado, o empresário deve considerar os seguintes tópicos em sua pesquisa: 

Consumidor 

Busque entender quem é seu público-alvo, o que ele procura e como procura. Quais são suas dores e reais necessidades e de que forma seus serviços podem ajudar. Quais são suas principais dúvidas sobre contabilidade para entender também como pode passar informações que gerem credibilidade e confiança. Repita essas análises de tempos em tempos porque o consumidor e o mercado mudam. Esteja sempre em movimento. 

Mercado 

Entender o mercado como um todo é muito importante para compreender o que acontece ao seu redor, onde sua empresa contábil está inserida. Fique sempre por dentro das novidades do mercado, o que é divulgado em veículos e institutos de pesquisas sobre o setor de contabilidade para que possa, além de conhecer as tendências, ter também ideias de inovações para seu escritório. 

Concorrentes 

Quem compete com você precisa estar sempre no seu radar. Afinal, são os concorrentes que disputarão os mesmos clientes. É preciso saber o que a vizinhança está fazendo para buscar ser sempre melhor. Faça uma pesquisa da concorrência e acompanhe suas novidades, serviços, preços e comunicação.

Encontre oportunidades onde os concorrentes possam estar falhando para aproveitar uma possível demanda não atendida. 

Parceiros 

Seus fornecedores e parceiros também precisam estar no radar, a fim de buscar os melhores negócios e saber se estão aptos para atender suas demandas. 

Como levantar as informações? 

Conhecer o terreno para saber como caminhar, por quais rotas e antecipar tendências. Este é o objetivo da pesquisa no mercado contábil. Mas, como coletar estes dados? Uma dica é organizar um questionário com todas as perguntas que precisa para entender o cenário e necessidades de cada fator envolvido citado. 

Antes é importante definir com clareza seus objetivos com a pesquisa e qual tipo de informação é importante para as tomadas de decisão da sua empresa. Também a forma como vai abordar o público que contribuirá com o levantamento. 

Faça um pré-questionário, teste sua viabilidade, com perguntas diretas e precisas para que todos possam entender sem dificuldade, a fim de não prejudicar as respostas. 

Organize depois os retornos e repita periodicamente para atualizar essas informações que serão tão relevantes para ajudar na definição de estratégias

Além das entrevistas, fique por dentro das notícias do setor, em blogs como este e em universidades, entidades e associações que divulgam pesquisas e dados. 

Quanto mais informações tiver, mais assertivo será nas estratégias para seu escritório de contabilidade. 

Conhecimento é o segredo do sucesso de qualquer negócio e um guia para encontrar os melhores caminhos. 

Precisa de ajuda em sua estratégia de marketing?

Entre em contato com a Agência Moonflag.

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