fbpx
Pular para o conteúdo

Moonflag

moonflag-logo-pjl4gnlznv5vife38efzcognt9a0eylaw9tovomn5i

Blog

Funil de vendas: Como utilizar na contabilidade?

funil de vendas

Uma das principais estratégias do marketing digital, o funil de vendas tem o objetivo de guiar o cliente em sua jornada de compra, desde o primeiro interesse até o fechamento do contrato. 

A internet é hoje o principal meio de divulgação e onde os potenciais clientes estão buscando informações. Utilizar o conteúdo com isca é uma estratégia eficiente e o cliente, diante de tantas fontes de conhecimento, construiu um processo de decisão mais exigente. 

Para acompanhá-lo nesta jornada, são definidos os passos deste potencial consumidor, conduzindo-o ao destino, de forma sutil, até a contratação dos serviços de contabilidade.

O funil de vendas é dividido em três etapas que avançam conforme aumenta o nível de maturidade do lead. Confira a seguir quais são esses passos e qual a abordagem adequada em cada fase. 

Topo do funil 

É quando o usuário está começando a buscar informações na Internet sobre assuntos relacionados ao seu negócio, mas ainda não diretamente seus serviços. Ele só tem um problema a resolver sem ainda uma solução.

Vamos supor que esse lead esteja querendo entender melhor sobre alguma questão contábil para sua empresa. 

É nesse momento que um escritório de contabilidade pode ser encontrado através de um post ou uma matéria no blog, excelente estratégia para ser localizado em buscas no Google.

Até aqui não é indicado não tentar vender  nada, apenas oferecer conteúdo, até mais aprofundado como um e-book, e fornecer aprendizagem sem nenhum interesse aparente.

Meio do Funil 

Nesta etapa o cliente já identificou que precisa de ajuda de especialistas em contabilidade para solucionar sua questão. Ele passa a ir mais a fundo no assunto e a considerar conhecer empresas do setor. 

Agora já pode haver uma interação maior e um contato mais direto, por um e-mail marketing, por exemplo, ou até uma campanha de tráfego focada em remarketing para esse cliente, lembrando ele da sua contabilidade e de seus serviços disponíveis.

Fundo de funil 

Fase final da jornada, a hora da decisão está chegando. O lead aqui já se manifestou aberto ou não à negociação. 

Foi trilhado um caminho de aprendizado e confiança e, se este cliente estiver precisando de um contador, há grandes chances de contratar seu escritório. Aqui a abordagem comercial pode já ser mais direta. 

Por que montar um funil de vendas?

Montar e acompanhar a jornada de pesquisa e compra de cada cliente te proporciona clareza de suas necessidades e comportamento. 

Mensurar esses dados, que ficam registrados, é uma das principais vantagens do marketing digital, e dará informações para melhorar nas próximas estratégias e ser cada vez mais assertivo. 

Com toda essa possibilidade de otimização dos processos é possível diminuir custos e o tempo da jornada, aumentando os retornos do escritório. Também é uma técnica que ajuda a personalizar conteúdos e fidelizar esses clientes.

Conte com a Moonflag, especialista em marketing contábil, para construir com você, a estratégia de funil de vendas mais assertiva e aumentar os resultados de seu escritório de contabilidade. 

Entre em contato conosco!

NEWSLETTER

Inscreva-se em nossa newsletter e fique atualizado sobre todas as notícias do mundo contábil