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“Contabilidade gratuita” saiba o que está por trás dessa estratégia!

A 2B Contab é uma contabilidade online que tem uma proposta ousada, ofertar contabilidade gratuita, isso é possível? Descubra a estratégia de marketing por trás.
contabilidade gratuita

“Há anos nós vivemos um fenômeno de desmonetização dos serviços contábeis. Uma queda acentuada nos preços nas principais cidades, apesar da inflação aumentar de forma acelerada nos últimos anos. Alguns diziam que os preços dos serviços contábeis tenderiam a zero. Eis que surge a primeira contabilidade “gratuita” do Brasil. O que você acha disso?”

Essa mensagem está circulando em grupos de contadores Brasil afora, ela se refere a 2bcontab contabilidade 100% gratuita, será mesmo 100% gratuita?

Você conhece alguém que trabalha de graça? Eu não conheço, e é claro que essa proposta de contabilidade gratuita no fim das contas não é nada grátis, então o que está por trás desse marketing?

Se você está lendo esse artigo e ainda não nos conhece, eu sou Mateus Santos, sócio e fundador aqui da Moonflag, uma das principais assessorias de marketing para contadores do país. Eu atuo no mercado contábil a 7 anos, fui colaborador de um escritório de contabilidade, atuei na área operacional (fiscal) e posteriormente no comercial onde implantei a área de vendas, ali eu fiquei a maior parte da minha estadia, até o momento que fui convidado a me tornar sócio dessa empresa contábil, entrando em um programa de partnership, e foi aí que acabei saindo e dando o pontapé inicial na Moonflag no final de 2020.

Após isso, já conversei com mais de 500 contadores em reuniões individuais, e vou colocar aqui o meu ponto de vista baseado nas experiências que tenho atendendo empresas de contabilidade em mais de 20 estados no Brasil. Para isso vamos falar sobre captação de clientes, escala de negócios, L.T.V. e tecnologia, tudo isso aplicado à contabilidade.

Para isso precisamos entender uma coisa muito importante, no Brasil, temos aproximadamente 13 milhões de empresas, esse número cresce a cada ano, sendo a maior parte esmagadora micro e pequenas empresas, podemos dividir essas empresas entre, pequenos comércios, indústrias e prestadores de serviços.

Vamos falar um pouco sobre contabilidade… O cenário contábil nacional conta com aproximadamente 80 mil escritórios de contabilidade (há quem diga que esse número deve reduzir drasticamente nos próximos anos em função de uma possível consolidação de mercado), desses 80 mil escritórios, a maior parte é de pequeno porte, contando com até 10 colaboradores, estamos falando de cerca de 60% do mercado, segundo o mapa do empreendedorismo na contabilidade, feito por Roberto Dias Duarte.

O mercado contábil vem passando por grandes transformações nos últimos anos e talvez uma das principais está na forma de captação de clientes, muitos escritórios adotaram estratégias comerciais usando especialmente o marketing digital para tracionar vendas, o número de escritórios que investem em estratégias digitais sobe a cada dia, e a tendência é continuar crescendo, e claro que quanto maior a concorrência, mais difícil fica se destacar.

Cada vez mais se faz necessário planejar estratégias, definir budget e olhar pro longo prazo, eu falo sobre isso nesse vídeo aqui, onde menciono alguns erros que eu vejo em contadores que querem trabalhar no digital:

Quando estratégias de captação são trabalhadas, é importante olhar para indicadores, e em marketing e vendas eles são inúmeros e recheados de informações ricas! Eu costumo dizer que a análise estratégica de uma campanha ou estratégia é fator determinante para o sucesso da mesma, e aqui está o “pulo do gato” na perspectiva de marketing sobre a “contabilidade gratuita”, entenda: se a concorrência digital está maior, fica mais “caro” adquirir clientes, os indicadores nos trazem essa interpretação, então é importante pensar em como adquirir clientes de uma forma “mais barata”, e o que pode fazer isso acontecer em um curto espaço de tempo? Redução de preço, ou quem sabe, não cobrar nada.

Isso mesmo, ao adquirir clientes de forma “barata” você tem vantagem competitiva sobre sua concorrência, afinal quando um cliente entra na contabilidade ele fica muito tempo! Chamamos isso de L.T.V. (lifetime value) e se ele fica muito tempo quer dizer que é rentável, aí você pode me perguntar, mas Mateus, eles não cobram nada, como isso pode ser rentável? E eu explico, eles não cobram nada até a segunda página, ou seja, cada serviço contratado por esse cliente será cobrado à parte, como já vimos em contabilidades online convencionais, isso rentabiliza o contrato, muitos escritórios convencionais trabalham de graça, fazem muitas coisas que está fora do contrato com seu clientes sem cobrar nada por isso, a diferença é que eles não conseguem converter isso em uma boa estratégia de vendas.

Outro ponto, o plano grátis contém inúmeros “gaps” no atendimento, ou seja, ele foi pensado para que em algum momento da jornada o cliente precise mudar de plano, nesse momento ele passa a fazer um pagamento mensal, ainda sim com valor mais baixo que o mercado normalmente pratica.

Como isso pode rodar e dar lucro? Entramos no terceiro ponto que mencionei, tecnologia, é claro que se esse fosse um processo 100% manual, ele não seria rentável, mas à partir do momento que se tem plataformas que processam, apuram e enviam informações automática ou semi-automática a clientes, isso passa a ser lucrativo, um negócio com essas características pode atender centenas, milhares de clientes sem aumentar sua estrutura de colaboradores, isso só é possível em função da tecnologia envolvida no processo!

No final das contas, o que você precisa entender é que essa é uma estratégia para reduzir custo de aquisição de clientes, e digo mais, se acostume, vai ser comum isso acontecer daqui pra frente, eu já falei sobre isso em vídeos no canal da Moonflag, estamos passando pelo que chamo de “sofisticação de estratégia” quer dizer que aquilo que sempre funcionou, hoje pode não funcionar tão bem, se a estratégia vai ser boa para a empresa em questão aí já é outra história, vai depender de muitos fatores!

Se você quer desenhar a melhor estratégia de crescimento para sua empresa contábil através da internet, conheça a Moonflag, a melhor assessoria de marketing de resultados para empresas contábeis do Brasil, importante, vamos fazer você vender contabilidade na internet cobrando o valor que você achar justo do seu cliente ;).

Mateus Santos

Sócio e head comercial na Moonflag

“Aqui valorizamos o empreendedorismo contábil.”

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