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Como definir o público-alvo da sua contabilidade?

Definir o público-alvo da sua contabilidade é uma tarefa obrigatória para toda empresa e que deve ser colocada em prática antes mesmo do início de suas atividades.
Como definir o público-alvo da sua contabilidade?

Definir o público-alvo da sua contabilidade é uma tarefa obrigatória para toda empresa e que deve ser colocada em prática antes mesmo do início de suas atividades.

Para isso, é importante seguir corretamente as etapas do plano de negócios, porém se essa fase foi negligenciada por algum motivo, ainda é possível recuperar o tempo perdido.

Afinal, quanto mais informações conseguir reunir sobre seus clientes, sejam eles: novos, antigos ou potenciais, maiores as possibilidades de sucesso em suas ações.

Confira!

Antes de definir o público-alvo da sua contabilidade, conheça bem o seu cliente

Por mais que pareça óbvio, muitos empreendedores não são capazes nem mesmo de descrever o perfil de seus clientes, o que gostam de fazer, suas opiniões e atividades preferidas.

Portanto, quando falamos da importância de conhecer seu cliente, dados generalistas não são suficientes.

É necessário que sejam colhidas o máximo de informações que poderão ser utilizadas futuramente nas estratégias de marketing para atrair esses mesmos clientes.

Com base em todas essas informações é possível compor a persona da sua contabilidade, que é o personagem que reúne as características de uma pessoa ideal para adquirir seu serviço.

Para te ajudar a definir sua persona, listamos abaixo algumas perguntas importantes para orientar a sua pesquisa:

  • Média de idade;
  • Grau de escolaridade;
  • Qual a sua ocupação? (trabalho/estudo);
  • Renda mensal média;
  • Seu cliente é solteiro ou casado?
  • Possui filhos?
  • Quais seus desejos, medos, desafios?
  • Que tipo de conteúdo consome na internet (blog, vídeos, podcasts, artigos)?;
  • O que faz nas horas vagas?
  • Quais problemas o levaram a procurar sua empresa de contabilidade?
  • De que forma ficou conhecendo seu escritório?

A partir do momento que são definidas as personas, que podem ser várias, embora o público-alvo seja apenas um, fica mais fácil desenvolver as estratégias de prospecção e fidelização de clientes.

O público-alvo pode precisar de ajustes ao longo do tempo?

Engana-se quem pensa que apenas as empresas iniciantes no mercado precisam estar sempre atentas ao seu público-alvo.

Até mesmo as mais experientes e renomadas empresas, precisam ter muito cuidado com seu público, uma vez que a constante evolução do mercado, promove inúmeras mudanças no perfil dos clientes. 

Assim sendo, um fator importante que demonstra a necessidade de ajustes nas ações de marketing é a queda do faturamento.

Logo, um empreendedor perspicaz, que está sempre atento ao seu fluxo de caixa, não apenas vai analisar seus resultados, como também as suas origens.

Vale destacar ainda a importância de verificar sempre a situação do mercado em que atua, já que as ações externas impactam diretamente nas modificações internas de um empreendimento.

Nesse sentido, o pós-venda é uma ferramenta extremamente importante, pois, ouvir o que o cliente tem a dizer é a chave para as mudanças necessárias que porventura sua empresa precisa fazer.

Conclusão

Certamente, definir o público-alvo da sua contabilidade é um passo fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

Dessa forma, ficará mais fácil desenvolver estratégias de marketing com foco nas personas corretas, aumentando as chances de conversão de leads em vendas.

Como foi dito, muitos empreendedores têm dificuldades em definir o público-alvo, por isso, a melhor alternativa é contar com o apoio de uma equipe especializada em marketing digital.

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